8 Motivos para automatizar seu negócio
Automação comercial é a aplicação de métodos e ferramentas com o objetivo de mecanizar e agilizar processos manuais, para garantir uma melhor ou máxima eficiência. Por exemplo, um funcionário não pode fazer um trabalho repetidas vezes com uma precisão perfeita. No entanto, um sistema automatizado é capaz de cumprir essa tarefa inúmeras vezes, sem cometer erros ou retrabalho, e ainda gera informações capazes de agilizar sua tomada de decisão. Por este motivo, preparamos uma relação das 8 principais vantagens que sua empresa terá ao implantar a automação comercial:
1. Aumento da produtividade
Uma das vantagens mais significativas é o aumento da produtividade da empresa. A tecnologia permite o alcance de ciclos de produção mais eficientes, com capacidade de repetir comandos com rapidez e precisão.
2. Redução de custos
Além da redução das despesas relacionadas à papel (aquisição, impressão, envio e arquivamento), o fato de minimizar falhas humanas e diminuir o desperdício de tempo já contribui em muito para a diminuição dos custos.
3. Logística eficiente
O recurso proporciona o bom funcionamento dos processos operacionais relacionados à armazenagem, controle e movimentação de estoque, com maior eficiência e agilidade. Isso acontece desde o recebimento dos pedidos até a saída do produto, o que facilita o monitoramento e a consulta do estoque real.
4. Acompanhamento de performance
Os problemas que dificultam o desenvolvimento de um negócio podem ser vários: atendimento, qualidade do produto ou serviço, preço ou mesmo, a má gestão do caixa, entre tantos outros. A automação oferece uma leitura precisa e imediata do cenário atual da empresa. Isso, por sua vez, proporciona avaliações e tomadas de decisões em tempo hábil.
Por menor que seja uma empresa, acompanhar a evolução do faturamento, mapear falhas e trabalhar para mudar o foco da estratégia são ações de sustentabilidade. Além disso, quando o proprietário precisa se ausentar, a tecnologia possibilita o acesso remoto a todas as informações necessárias ao controle administrativo.
5. Redução de atividades que não geram valor
Muitas vezes, as atividades burocráticas e administrativas envolvidas no processo comercial não são percebidas e, por isso, não agregam valor para o cliente final. Sendo assim, a empresa pode deixá-las a cargo de um sistema, com o objetivo de fortalecer o foco no que realmente importa para seu cliente.
6. Gerenciamento de vendas em tempo real
Compreender as necessidades do seu público-alvo é o primeiro passo para melhorar o resultado das vendas. Com a automação comercial, é possível avaliar o desempenho e a lucratividade do seu processo de vendas em tempo real. A partir dessa percepção, existem inúmeras possibilidades de fazer ações promocionais coerentes para alavancar o giro de produtos e melhorar o desempenho dos vendedores.
7. Melhora do relacionamento com clientes
Toda empresa tem necessidade de gerenciar o relacionamento com os clientes e a automação comercial permite uma infinidade de recursos nessa área. Por meio de um sistema gerencial, é possível acompanhar a evolução de cada um clientes junto à empresa, identificando clientes inativos a partir de uma determinada data e até mesmo exportar a sua base de mails (mailing) para um sistema de Mail Marketing terceirizado. São inúmeros recursos que irão fortalecer a relação entre a empresa e seus clientes.
8. Monitoramento de compromissos fiscais
Manter todos os processos da empresa automatizados contribui para a organização e apuração dos tributos obrigatórios perante o fisco. Diante disso, essa tecnologia proporciona mais segurança para o empreendedor que sabe a importância de se manter legalizado e ficar livre de multas.
Por que é importante investir em automação comercial?
O maior benefício é conseguir uma vantagem competitiva diferenciada por meio de um sistema organizado, que tem acesso a todas as informações com rapidez, precisão e credibilidade. No entanto, a importância da automação empresarial não se limita apenas à melhoria dos processos internos de uma organização. O próprio governo criou ferramentas automatizadas para aumentar a fiscalização e exige que as empresas façam as adaptações necessárias para essa nova realidade. Essas exigências oferecem muitos benefícios, inclusive para os empresários de menor porte. A disputa se torna mais justa e transparente entre as empresas, e isso acaba com a concorrência desleal.
Com 20 anos de tradição no mercado de Automação Comercial e com unidades comerciais atuando nas principais cidades das regiões Sudoeste e Centro-Oeste do RS (São Luiz Gonzaga, Santo Ângelo, Santa Rosa, São Borja, Uruguaiana, Santiago e Ijuí), além da Região Metropolitana de Porto Alegre e Vale dos Sinos (Cachoeirinha e Novo Hamburgo), a RK Software oferece a seus clientes soluções completas automação comercial, tais como sistemas de gestão, equipamentos dos maiores fabricantes do mercado e suprimentos, além de treinamentos junto ao cliente e equipes de apoio para suporte e assistência técnica.