SPED

SPED

A RK Software proporciona através do Sistema Master solução na geração de Arquivos do Sistema Público de Escrituração Digital – SPED: SPED CONTRIBUIÇÕES e SPED ICMS/IPI.  Através de Módulos específicos integrados ao sistema, é possível se efetuar o cadastro das tributações correspondentes e informar no cadastro dos produtos. Após o cadastramento o sistema se encarrega de todos os cálculos tanto em notas de entrada quanto saída, gerando também arquivos com dados de LMC (Livro de Movimentação de Combustíveis), Inventario, arquivos para Validação no PVA ou em Sistemas Contábeis, além de Relatórios Gerencias que auxiliam o Gestor no acompanhamento e controle dos valores de Crédito e Debito de PIS e Cofins.

Entenda um pouco mais sobre o SPED:

SPED FISCAL

A Escrituração Fiscal Digital - EFD é um arquivo digital, que se constitui de um conjunto de escriturações de documentos fiscais e de outras informações de interesse dos fiscos das unidades federadas e da Secretaria da Receita Federal do Brasil, bem como de registros de apuração de impostos referentes às operações e prestações praticadas pelo contribuinte.
Este arquivo deverá ser assinado digitalmente e transmitido, via Internet, ao ambiente Sped.

SPED PIS/COFINS

A EFD-Contribuições trata de arquivo digital instituído no Sistema Público de Escrituração Digital – SPED, a ser utilizado pelas pessoas jurídicas de direito privado na escrituração da Contribuição para o PIS/Pasep e da Cofins, nos regimes de apuração não-cumulativo e/ou cumulativo, com base no conjunto de documentos e operações representativos das receitas auferidas, bem como dos custos, despesas, encargos e aquisições geradores de créditos da não-cumulatividade.

ALGUNS BENEFICOS DA GERAÇÃO DO SPED

  • Redução de custos com a dispensa de emissão e armazenamento de documentos em papel;
  • Eliminação do papel;
  • Redução do envolvimento involuntário em práticas fraudulentas;
  • Redução do tempo despendido com a presença de auditores fiscais nas instalações do contribuinte;
  • Simplificação e agilização dos procedimentos sujeitos ao controle da administração tributária (comércio exterior, regimes especiais e trânsito entre unidades da federação);
  • Fortalecimento do controle e da fiscalização por meio de intercâmbio de informações entre as administrações tributárias;
  • Rapidez no acesso às informações;
  • Possibilidade de cruzamento entre os dados contábeis e os fiscais;
  • Aperfeiçoamento do combate à sonegação;
  • Preservação do meio ambiente pela redução do consumo de papel.