Blog

O que é, e como a automação comercial vai ajudar o seu negócio?

19/04/2021 14:46

A evolução tecnológica tem possibilitado a otimização de inúmeros processos e revolucionado o comércio. Nesse sentido, a automação comercial para o setor varejista traz significativas e importantes contribuições para a melhoria e modernização de empresas. Com amplas possibilidades, a automação representa vantagens desde as mais simples atividades junto ao ponto de venda, como as mais complexas ações de estratégia e gerenciamento do negócio. 

 

Mas e o que é automação comercial e por que ela é tão importante?

Nós explicamos! 


    A automação comercial é o conjunto de ferramentas que tem por objetivo automatizar processos e atividades comerciais. A automação atende inúmeros segmentos, entre eles, o setor de comércio, serviços e indústrias, otimizando processos e elevando resultados de gerenciamento,  relacionamento com clientes, atendimento, logística, relacionamento com colaboradores, entre outros.
    Para automatizar o seu negócio, será preciso utilizar um sistema, também chamado de software, e equipamentos (hardwares), que irão gerar informações para a tomada de decisão do gestor, bem como tornar automático os processos operacionais da empresa. Sem automação, as atividades de compra, venda e administração passam a ser manuais, estando mais suscetível a erros e a lentidão. 

    A sua maior importância se dá devido ao fato de que a automação apresenta resultados significativos na redução de custos com as operações e tempo de trabalho. De tal forma, atualmente a automação comercial passou a ser uma necessidade para as empresas, não sendo mais um diferencial. Segundo uma pesquisa da Associação Brasileira de Automação - GS1 Brasil, de 2017 a 2020, houve um crescimento da utilização da automação comercial de 11% na área de comércio e serviços. Só em 2020, o crescimento foi de 3% em comparação a 2019, de empresas que aderiram à automação. 

 

O que é preciso para automatizar seu negócio? 

    

Ampliando a abordagem, podemos destacar então que os principais equipamentos para automação comercial são: gavetas de dinheiro, leitores de códigos de barras, computadores, máquinas de leitura de cartão de crédito ou débito, balanças e impressoras.  Esses são equipamentos que atendem as rotinas comerciais e são utilizados no PDV - ponto de venda. Cada ramo de atividade exigirá determinados equipamentos, que estamos preparados para identificar e fornecer, uma vez que contamos com linha completa de produtos de automação comercial. 

 

Quanto ao software, será preciso um sistema de gestão empresarial. Você já pode ter ouvido falar também em sistema ERP, cuja sigla designa o termo Enterprise Resource Planning. Esse sistema é um programa que centralizará todas as operações da empresa, coletando e fornecendo dados para operações de diversos setores, como por exemplo, controle de estoque, finanças, vendas e, além disso, atividades fiscais. O sistema ERP permitirá a emissão de documentos fiscais e a transmissão de informações ao FISCO.
    Além de tudo, outro fator importante é contar com uma empresa especializada em automação comercial, que orientará você e auxiliará nas tomadas de decisões no momento de automatizar. Para isso, você pode clicar aqui e falar com um de nossos especialistas no assunto.  

 

Como podemos te ajudar?

 

Já pensou que seu negócio possa contar com uma única empresa que forneça equipamentos, sistema, suporte e assistência técnica, ou seja, todas as soluções que você precisa, além de dispor de um atendimento humanizado e preocupado com as suas reais necessidades?

 Então, é assim que podemos te ajudar. Atuamos com a linha completa em automação comercial, entregando soluções em produtos e sistema de gestão. Com nossos recursos, você estrutura a sua empresa com a qualidade de produtos das marcas mais expressivas do país. Com o sistema de gestão da RK Software, o gestor tem todas as funcionalidades já citadas e muitas outras a seu dispor, podendo, com a contribuição de nossos profissionais, escolher entre as versões de nosso sistema que melhor atendam às suas necessidades. Conta ainda com uma equipe de suporte especializada, ou seja, o usuário do sistema contará com uma equipe de Analistas de Suporte ERP, responsável por auxiliá-lo a explorar ao máximo as funcionalidades do sistema no dia a dia do seu negócio. Por fim, contamos também com assistência técnica para produtos de automação comercial e informática. 

 

    Aguarde, buscando...