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5 vantagens que a automação traz à sua empresa

05/04/2019 08:00

A rotina de uma empresa é repleta de processos repetitivos e que, em muitas oportunidades, envolvem informações de extrema relevância para que a empresa possa se desenvolver e conquistar as oportunidades disponíveis no mercado.

Tarefas como o controle de caixa, organização da grade de produtos e até mesmo a contagem do estoque ainda são realizadas de forma manual por muitas empresas no Brasil, exigindo muito tempo da equipe envolvida, elevando assim os custos do negócio, e com o risco de que falhas humanas gerem erros no processo de captação e cadastramento das informações em questão.

Outro problema que atinge as empresas que ainda realizam processos de forma manual é a dificuldade de análise dos dados obtidos ao longo do tempo, exigindo que o empresário domine conhecimentos avançados para a elaboração de ferramentas de análise que apresentem a realidade da empresa e como ela pode explorar seu potencial.

Pensando nisso, listamos as 5 principais vantagens que a automação de processos traz para as empresas:

1. Ganhos expressivos de produtividade

A partir do momento que a empresa opta por automatizar seus processos, ela ganha produtividade e o gestor conta com informações essenciais para orientar suas decisões. Para exemplificar, processos como captação de código de barras de produtos no ponto de venda ou para fins de contagem de estoque pode demorar muito tempo, quando realizados de forma manual. Com a automação comercial, este processo é realizado por meio de leitores que captam com muita precisão e agilidade os dados envolvidos, levando a informação diretamente para o sistema de gestão, onde ela será cadastrada e disponibilizada ao gestor por meio de variados relatórios.

 

2. Redução significativa dos erros

“Errar é humano”. É de conhecimento público que o ser humano é suscetível a cometer erros, mesmo que não sejam realizados de forma proposital. E mesmo que a empresa invista muito na capacitação dos profissionais, é normal que os processos apresentem falhas quando realizados manualmente, muitas vezes gerando algum impacto no resultado financeiro da empresa. Ao automatizar processos, o gestor praticamente elimina a possibilidade de erros, deixando que equipamentos dos maiores fabricantes do mercado realizem o trabalho de forma muito mais eficiente. Hoje em dia as empresas contam com balanças, coletores de dados, leitores de códigos de barra e outros equipamentos para realizar atividades sem cometer erros, desta forma gerando dados confiáveis para a análise do gestor.

 

3. Diminuição de custos operacionais

Algumas empresas ainda resistem ao processo de automatizar o negócio devido ao investimento a ser feito, que em algumas situações pode ser elevado. Mas o que muitos empresários não calculam é o impacto positivo que estas mudanças realizam no caixa de suas empresas. Ao ganhar produtividade com a automação comercial, a empresa acaba reduzindo custos com tarefas lentas e com correção de erros, aumentando sua lucratividade. Portanto, a automação comercial é um investimento que acaba se pagando, e em muitos casos isso leva pouco tempo.

 

4. Aumento na satisfação de seus clientes

Clientes mais satisfeitos também são outra conquista que automação comercial traz quase que imediatamente à empresa. É normal que clientes respondam ao investimento realizado se tornando mais fiéis à sua empresa, uma vez que ela atende suas necessidades de forma mais efetiva. Um exemplo disto ocorre no atendimento dos caixas do estabelecimento, que pode formar filas caso a velocidade de atendimento não seja suficiente para a demanda. Com a automação comercial a agilidade do ponto de venda é aumentada de forma significativa, melhorando a experiência de compra de seus clientes. Outro exemplo é a possibilidade de estreitar o relacionamento com seus clientes, utilizando o sistema de gestão para enviar mensagens de aniversário e ofertas para sua base de clientes e até mesmo criar um Programa de Fidelidade para sua empresa, permitindo que seus clientes possam ganhar prêmios mediante a conquista de pontos obtidos a cada compra realizada.

 

5. Mais competividade para o seu negócio

Ao ganhar produtividade e eliminar erros, o negócio aumenta sua lucratividade. E com sua base de clientes cada vez mais envolvida com seus produtos ou serviços, o resultado é um aumento na competividade da empresa, que passa a atrair a atenção de número cada vez maior de potenciais clientes. Desta forma, a automação comercial contribui de forma muito efetiva para que o negócio se torne mais competitivo, permitindo que o gestor amplie seu mercado de atuação e conquiste novas oportunidades de crescimento.

E, na realidade, as vantagens não param por aí. Mas com este resumo fica fácil compreender como a automação comercial é vantajosa. Na realidade, em um mundo cada vez mais automatizado, ela é fundamental para que a empresa possa ir atrás de seus objetivos de longo prazo. Com mais de 20 anos de tradição do mercado de automação comercial, a RK Software oferece a solução completa em automação comercial para mais de 4.000 empresas do varejo, que contam com equipamentos de ponta e inúmeros recursos disponíveis em nosso sistema de gestão. Se você tem interesse em saber mais sobre os ganhos que a automação comercial oferece para sua empresa, solicite um contato de nossa equipe comercial e descubra como podemos auxiliar sua empresa a conquistar toda a eficiência necessária para atingir seus objetivos.

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