Blog

A importância de realizar a aferição nas balanças

01/06/2018 08:00

A calibração da balança é fundamental para se obter resultados de pesagem precisos. Ignorar esta importante atividade de manutenção, além de ser uma negligência, transforma a medição em uma suposição. A precisão das balanças torna-se menos confiável com o tempo, em virtude do seu uso regular e de fatores externos, como eventuais impactos que o equipamento venha a sofrer e até mesmo variações climáticas e ambientais. A calibração periódica da balança, combinada a frequentes testes de rotina, aumenta em muito a durabilidade de sua balança e a precisão da pesagem.

Mas o que é a calibração?

Em termos simples, a calibração é uma comparação quantitativa. Para verificar a leitura de uma balança, é colocado um peso de referência no prato. O erro é definido como a diferença entre o valor medido (a leitura) e o valor verdadeiro (o peso de referência). No final da calibração da balança, é criado um certificado, que relatará as leituras da balança, comparando-as a um valor de referência. As tolerâncias aplicadas resultam em uma declaração de Aprovação/Reprovação.

A calibração realizada por fornecedor autorizado oferece os benefícios a seguir:

• Economia nos custos. Equipamentos calibrados permitem uma tomada de decisão adequada, o que evita desperdício, retrabalho ou recall de produtos.
• Medições confiáveis. Utilizar equipamentos calibrados garante que as medições realizadas em um local sejam compatíveis com aquelas realizadas em outro lugar. Os resultados de qualquer balança no processo serão precisos e confiáveis, da mesma forma que o produto final.
• Conformidade. A calibração facilita a aprovação sem problemas em auditorias internas e externas.
• Detecção de desgaste dos equipamentos. Todos os equipamentos envelhecem com o tempo e os componentes críticos podem sofrer estresse mecânico ou desgaste. Oscilações nem sempre podem ser eliminadas, mas podem ser detectadas através de calibrações periódicas.
• Melhoria nos processos e lucro. A interpretação dos resultados de calibração de acordo com as tolerâncias definidas melhora os processos e, em última análise, aumenta o lucro.

Um certificado de calibração relata os resultados no momento em que a calibração foi realizada. Negligenciar a calibração é uma estratégia de alto risco para o empresário, visto que os custos ocultos e riscos associados à balança não calibrada podem ser bem mais elevados do que o custo da calibração propriamente dita.

A RK Software possui parceria com os maiores fabricantes do segmento de pesagem (Toledo, Urano e Elgin), além de ser credenciada junto ao Inmetro, e investe muito na capacitação de seus técnicos. Nossos 20 anos de tradição no mercado de automação comercial nos levam a orientar nossos clientes a manter em dia as aferições de suas balanças, evitando desta forma o desgaste do equipamento e até mesmo eventuais advertências acerca de resultados não confiáveis que venham a ser obtidos durante a verificação realizada pelo Inmetro.

    Aguarde, buscando...