Blog

12 Dicas para aumentar a produtividade nos negócios

21/07/2017 08:25

As empresas que obtêm o máximo de produtividade de cada trabalhador e os melhores resultados com recursos limitados são as mais propensas a ter sucesso em longo prazo. Hoje em dia o que muitas organizações buscam é como aumentar a produtividade de seu negócio, fazer com que seus funcionários fiquem mais motivados e conseguir otimizar o tempo para resultados positivos sempre. Mas a dúvida que não quer calar é: É possível aumentar a produtividade de seu negócio? Sim, e muito. E para lhe auxiliar neste processo, nós da RK Software preparamos algumas dicas essenciais para aplicar em sua empresa.

Identifique as falhas
Comece identificando as principais falhas que afetam a produtividade da empresa. Produção, publicidade, burocracia ou atendimento ruim? Qual deve ser o principal foco de melhora? Faça essas perguntas, organize um relatório minucioso e estude os dados coletados. Cheque ponto por ponto e tire as suas conclusões em conjunto com uma equipe — é fundamental incluir os colaboradores nesse processo.

Elabore diferentes estratégias
Identificou as falhas? Chegou a hora de buscar soluções. Mas esqueça aquelas ideias que do nada vem à cabeça. Elas podem ser boas, mas você precisa de algo mais específico para diminuir a sua margem de erro. Estude e pesquise maneiras mais eficazes de solucionar o seu problema. Leia livros sobre o assunto e atualize-se sobre as práticas mais modernas do mercado.

Estabeleça metas
Está na hora de criar metas — e você já sabe o que e como fazer. Desenvolva o seu planejamento estratégico e veja realmente o quanto é possível aprimorar o seu negócio. Aumentar as vendas em 30%, reduzir os custos em 50%, enfim, defina objetivos razoáveis e alcançáveis. Não tire os números da sua cabeça. Mais uma vez, estude caso a caso e estipule alvos possíveis.

Motive a sua equipe
A produtividade da sua empresa não depende exclusivamente de você. É preciso fazer com que toda a sua equipe acredite na sua estratégia e nas metas planejadas. E a única forma saudável de fazer isso é investindo em comunicação e deixando que seus colaboradores participem ativamente dos processos. Pergunte-os sobre ideias e propostas. Guarde as melhores sugestões e analise a possibilidade ou não da implantação.

Torne as reuniões mais produtivas
Reuniões não são sinônimo de participação ou colaboracionismo. Muitas vezes, na verdade, são apenas encontros chatos e que não geram muitos benefícios sobre como aumentar a produtividade de uma empresa. Mude isso! Faça reuniões somente quando necessário. Determine um tempo e assuntos específicos e marque com antecedência para que cada um traga suas impressões sobre o tema a ser discutido.

Invista em tecnologia
A produtividade dos negócios pode ser aumentada com a automação de processos que permitam a comunicação mais rápida e eficiente. Por este motivo, adicionar tecnologia à sua empresa é uma excelente maneira de aumentar a produtividade de seu negócio e ajudar cada funcionário a fazer mais em menos tempo.

Tenha funcionários capacitados
Dar aos funcionários as ferramentas que precisam para fazer seus trabalhos de forma mais eficaz pode ser melhor para a produtividade. Permitir que a equipe tenha mais flexibilidade ajuda a resolver os problemas dos clientes, otimizando o tempo para fazer tarefas mais importantes, como o planejamento para o futuro do departamento e abordar as necessidades de formação.

Permita horários flexíveis
Exigir que todos os funcionários mantenham a mesma programação rígida, independentemente da função de trabalho ou do que a empresa realmente precisa é ruim para o moral e a produtividade do grupo. Permitir que os trabalhadores tenham alguma flexibilidade com os seus horários e rotinas de trabalho, na verdade, pode aumentar a produtividade de seu negócio, fidelizar e incentivá-los a fazer mais para a empresa.

Evite distrações
A Internet pode ser uma ferramenta poderosa para o negócio, mas também pode drenar um tempo importante para as empresas de todos os tamanhos. Liberar que seus funcionários tenham acesso ilimitado à Internet não é adequado, porque além de diminuir a produtividade, você pode achar que seus funcionários gastam mais tempo no Facebook do que em suas funções.

Faça intervalos e determine prazos
Trabalhar horas seguidas não é saudável para a sua saúde e sua produtividade, portanto descansar é ideal tanto durante o trabalho quanto quando você chega à casa. Mais que isso, é válido que você determine prazos diários para serem cumpridos, a fim de saber organizar melhor o seu dia e, assim, alcançar seus objetivos. Começar com as tarefas menores ou estipular metas para migrar de atividade em atividade para não sobrecarregar é positivo também. Isso ajuda você a vendar mais e ser mais prestativo!

Use ferramentas de comunicação
As empresas podem aproveitar o poder da comunicação para aumentar a produtividade de seu negócio, fornecendo as ferramentas certas. Adicionar um programa de mensagens instantâneas permite que os funcionários se comuniquem uns com os outros, sem perder tempo com visitas em mesa e conexões perdidas. Usar os recursos de uma agenda digital faz com que as reuniões sejam organizadas com mais facilidade e produtividade.

Relaxe e respire
A produtividade é toda sobre como trabalhar de forma constante um mesmo objetivo. “Quebre” seus objetivos em pequenos pedaços, os quais podem ser feitos em menos de uma hora, por exemplo. E não se esqueça de fazer mini-intervalos para esfriar a cabeça e relaxar por um momento, nem que seja para se espreguiçar, fazer um alongamento ou andar pela empresa apenas para não ficar com a cabeça quente.

    Aguarde, buscando...